Não, o mundo não é sustentável. Nunca foi. A diferença é que hoje o mundo é muito menos sustentável que antes. Por mais cuidado que se tenha, por mais bem intencionado que sejam, as pessoas, as empresas deixam rastro, deixam resíduos, geram impacto. E o desafio é justamente ter o equilíbrio para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Desenvolvimento este, que, repito, também deixa rastro, resíduo e impactos.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Equilíbrio, educação e sustentabilidade
3 comentários:
- Jose Furtado disse...
-
Julianna, o que você quer dizer por "o mundo nunca foi sustentável"? você é instrutora deste curso?
- 28 de janeiro de 2012 às 14:53
- Julianna Antunes disse...
-
José, instrutora de que curso?
O que eu quero dizer é que por mais que procuremos viver de forma que impacte menos o meio ambiente, por mais que as empresas trabalhem orientadas para isso, esse menos ainda é um impacto. A diferença é que quando o impacto é grande, os problemas aparecem mais rápido. Mas cedo ou tarde eles aparecem.
Do ponto de vista empresarial, pensa em atividades de mineração, petróleo, agricultura. Nós precisamos delas e ainda que sejam conduzidas de forma sustentável, geram impactos.
Ok, pensemos em energias limpas: hidrelétricas causam impacto profundo nas regiões do entorno. Impactos ambientais e sociais. Energia solar não é economicamente viável. Energia eólica causa impactos profundos na fauna local.
E aí, o mundo foi, é ou será sustentável? - 28 de janeiro de 2012 às 15:20
- Jose Furtado disse...
-
Oi Julianna, o fim do texto fala de um curso de introdução à sustentabilidade corporativa.
Acho que entendi. O que não estava claro é que você chama de "mundo" o que eu chamaria de "civilização humana nos moldes que ai estão". O Planeta, o mundo, a natureza e seus ciclos são sustentáveis. A intromissão do homem nestes ciclos altera o equilíbrio inicial levando a natureza a buscar outros pontos de equilíbrio. Ela, natureza, há de sempre, invariavelmente, se reequilibrar. A questão que resta ao homem é se o equilíbrio resultante será um planeta habitável e com que tipo de qualidade de vida (humana).
Enfim, entendo que o mundo é, foi e será sustentável. Com certeza porém, não é viável que todos os seres humanos (+7Bi) vivam nas condições que nós dois, por exemplo, vivemos. Ou seja, nosso estilo de vida é insustentável. O modelo econômico que se baseia no eterno crescimento e aumento da demanda e do acúmulo, é insustentável. - 28 de janeiro de 2012 às 19:24