sexta-feira, 11 de março de 2011
Vivendo positivamente
2 comentários:
- Silvia - Faça a sua parte disse...
-
Julianna, pois então: achei interessante o programa em parceria com o SOS Mata Atlântica, é um projeto de recuperação real. Mas, para mim, o conceito de refrigerante (e eu nem desgosto totalmente, mas de fato não tenho o hábito de tomar e raramente compro - em festas de aniversário, e só compro por insistência do marido, que diz que não existe festa de aniversário sem refrigerante; se dependesse de mim, só teria água do filtro, água de coco e sucos naturais) em si já é insustentável. Porque é um produto 100% desnecessário. Faz mal à saúde e tem um impacto ambiental muito grande. Todo o processo de produção, por mais que haja preocupação verdadeira com a sustentabilidade, é altamente impactante. Eles não estão fazendo nada mais do que defender o ganha-pão deles ao proteger as águas da região. Afinal, sem água eles não teriam um insumo essencial para produzir.
Se todas as fábricas de refrigerantes do mundo decidissem fechar as portas, o impacto maior não seria ambiental (justo pelo contrário, o meio ambiente só se beneficiaria a longo prazo, com menos exploração de recursos naturais, menos poluição e geração lixo), mas social, já que haveria um índice alto de desemprego.
Eu ainda tenho um certo desconforto de falar em sustentabilidade corporativa quando se trata de produtos altamente desnecessários e, principalmente, que fazem mal à saúde. Por mais que o programa de recuperação das matas seja sério (e eu aplaudo de pé a iniciativa - se eu for "obrigada" a escolher um refrigerante pra comprar, vou preferir a marca que tem um programa de sustentabilidade sério), ainda é uma indústria com impacto ambiental imenso para algo totalmente desnecessário (e maléfico, se considerarmos a questão da saúde).
Meus dois centavos. :-) - 11 de março de 2011 às 14:09
- samegui disse...
-
Você é uma graça, Ju, consegue falar sério, de forma competente, mas sem passar uma impressão de dona da verdade.
Parabéns por saber separar ao dizer:
"E o fato de eu não gostar de refrigerante em nada afeta a visão que tenho da Coca-Cola, assim como o fato de eu não beber não afeta a visão que tenho da Ambev e o fato de eu não fumar não afeta a visão que tenho da Souza Cruz."
E reitero: os blogs do Viva Postivamente são mesmo muito bons! Vale ler todo o conteúdo - que, aliás, temos atualizado diariamente por lá. - 11 de março de 2011 às 18:32