Há mais de 25 anos, quando a tecnologia ainda estava engatinhando, foi criado um evento na Califórnia com o objetivo de transmitir experiências e inspira projetos em todo mundo. É importante falar do tempo, pois a proposta deste evento que se iniciou lá em 1984 era fazer algo que hoje é um dos princípios básicos para a geração Y: compartilhamento de informações.
O TED, sigla para Technology, Entertainment & Design, nos dias de hoje não se restringe aos temas inicialmente propostos. Seu objetivo agora é servir como um grande fomentador de ideias e soluções para a sociedade mundial. E foi para ganhar mais visibilidade e alcançar um público maior que o TED foi desmembrado em quatro ações: TED Conference, TED Prize, TED Talks e TEDx.
E é justamente sobre o TEDx que eu vou falar. O TEDx é um evento que acontece anualmente em diversas cidades de mais de 70 países. Só no ano passado foram 984 eventos em 35 línguas diferentes. Amanhã, dia 15/02, vai acontecer um TEDx em solo carioca. Nomes como Armínio Fraga e Oskar Metsavaht farão palestras que têm como objetivo ser uma plataforma de ideias e pessoas que contribuam para um Rio de Janeiro melhor.
Com um formato de palestras curtas (18 minutos), o evento estará dividido em quatro blocos: Visões (ideias visionárias), Pequenos Gigantes (iniciativas de pessoas que ajudaram a transformar a realidade), Leveza Rio (a diversidade e a criatividade carioca) e Rio, Próximo Capítulo (caminhos para um Rio melhor).
Os TEDxs são eventos gratuitos, mas devido a sua importância, os convites costumam esgotar com mais de um ano de antecedência. E não diferente, já não há mais convites para o TEDx Rio. Mas como, ao contrário de 26 atrás, a tecnologia hoje está bem avançada, será possível acompanhar o evento via internet. O site é: http://www.tedxrio.com.br. Meu conselho: não percam esta oportunidade!