segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Um papo sobre ética
3 comentários:
- Julianna Antunes disse...
-
Um papo sobre ética foi escrito e postado no dia 04/10/2010.
- 4 de outubro de 2010 às 17:52
- Cabral disse...
-
Julliana,
Concordo com você. E acrescento que infelizmente o setor de RH dessas empresas procuram exatamente os analistas que possuem o maior nível de conhecimento/relacionamento que tiveram nas empresas anteriores para aplicarem à nova.
E olhar os valores? Talvez seja uma oportunidade de lembrá-los que analisar isso também é importante para manter este mesmo profissional em sua empresa.
Abs
Thiago Cabral - 5 de outubro de 2010 às 00:14
- Laís Yazbek disse...
-
Oi Juliana!
Também concordo com você, mas fiquei me perguntando, como avaliar valores em uma entrevista??
Há um tempo atrás fiz entrevista para uma vaga de "analista de ética" em uma consultoria de SP. Um dos serviços oferecidos pela consultoria é a aplicação de um software para mapear os valores dos funcionários e identificar quais os mais propensos a atitudes anti-éticas dentro da empresa. Eu tive que passar pelo mesmo teste e achei um absurdo me avaliarem daquela maneira, eu tinha menos de 10 seg para responder cada questão do programa e era simplesmente para verificar se você se contradizia em alguma resposta.
Também tive uma entrevista com uma mulher que dizia que era treinada para captar mentiras através das expressões e o melhor que eu tinha a fazer era contar a verdade (pura pressão).
As perguntas (tanto do software qto da entrevista) variavam desde se eu já fumei maconha até se eu aceitaria ou pagaria suborno para alguém. Mas essas perguntas eram completamente sem contexto. Por exemplo, na minha situação financeira atual, eu não aceitaria nem pagaria suborno, mas se eu não tivesse dinheiro nem para me alimentar eu não teria como prever qual seria minha atitude - são situações extremas. Eles não consideravam meio termo, independente do contexto minha posição tinha que ser a mesma! Não concordei com o processo, fui extremamente sincera e obviamente não passei! Melhor assim....
Me considero uma pessoa com valores éticos fortes, mas fiquei pensando...Como eles poderiam avaliar isso atualmente em um mundo que muitas pessoas mentem nas entrevistas de emprego?
Bjs - 5 de outubro de 2010 às 16:27