É muito comum, e acho que já disse isso aqui, que quando pensamos em sustentabilidade corporativa, nos venha à mente projetos mirabolantes de green supply chain, R&D ou qualquer outro processo de negócio. Esse pensamento, por vezes, acaba afastando as empresas menores de um comportamento mais sustentável, pois estas imaginam que o custo seja alto e a implementação complexa demais.
É claro que, em um primeiro momento, sustentabilidade gera custo. Custo este que é perfeitamente recuperável quando um processo se torna mais eficiente ou quando os colaboradores se comprometem com a causa. O grande indicador de sucesso de projetos de sustentabilidade corporativa tem a ver justamente com a aceitação do público interno, independente do seu custo e/ou da complexidade.
Lendo sobre as ações do Grupo Abril, uma empresa enorme, com mais de oito mil funcionários, me encantou como ações simp

Outro projeto muito interessante conduzido pelo Grupo Abril diz respeito à redução do consumo de energia no principal prédio da empresa, o NEA (Novo Edifício Abril), que concentra as redações de todas as publicações da editora, a diretoria, a área administrativa e comercial, circulando, diariamente, mais de 2800 funcionários. A ideia é bem simples e consiste em reduzir em 50% o número de lâmpadas acesas no prédio durante o horário de almoço. Na primeira fase, a campanha gerou economia de 3% no consumo e a estimativa é que o número dobre nos próximos meses.
Além desses projetos super fáceis de serem implementados, há uma série de outra>

Do ponto de vista externo, há uma série de ações muito relevantes para a sociedade, ainda mais se levarmos em conta que se trata de uma empresa de comunicação formadora de opinião. Um dos principais expoentes foi a criação da Fundação Victor Civita, que tem como missão contribuir para a melhoria da educação básica no país. Seguindo essa linha, a editora publica a revista Nova Escola, que vem a ser a maior revista de educação no país e a segunda de maior circulação do Grupo.
O Grupo Abril há mais de 20 anos vem se preocupando com a questão da sustentabilidade. Poderia ainda escrever sobre muitos projetos, mas o texto ficaria longo e cansativo. Encurtando o assunto, quem se interessar em conhecer mais sobre as ações da empresa, basta acessar: http://planetasustentavel.abril.com.br/grupoabril